Loading...

Currais Novos: Boletim Epidemiológico,13 de maio

Reply A+ A-

Destacamos o significativo aumento no número de "descartados", fruto do aumento na realização de testes rápidos por parte da equipe da Vigilância em Saúde.
O teste rápido de anticorpos para o novo coronavírus (Sars-CoV-2) pode ser usado como apoio para a avaliação do estado imunológico de pacientes que apresentem sintomas da Covid-19. 

Basicamente, esse tipo de exame aponta se a pessoa teve ou não contato com o vírus. Quando uma pessoa entra em contato com o vírus, o organismo inicia a produção de anticorpos como um mecanismo de defesa. No entanto, é preciso aguardar alguns dias até que a quantidade desses anticorpos seja detectável em um teste (janela imunológica).

De acordo com a Anvisa, os testes rápidos são de fácil execução e não necessitam de outros equipamentos de apoio (como os que são usados em laboratórios), e conseguem dar resultados entre 10 e 30 minutos. 
Vale lembrar também que a execução e a interpretação dos resultados devem ser feitas por profissional de saúde, seguindo as instruções de uso de cada produto.  
Inicialmente, o uso do teste rápido ocorrerá em conformidade com os critérios e orientações do Ministério da Saúde e da SesapRN. 
A orientação é testar pessoas sintomáticas, que façam parte de uma das seguintes categorias e que estejam em atividade: trabalhadores de serviços de saúde; trabalhadores de serviços de segurança pública; e pessoa com diagnóstico de síndrome gripal, que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança.
A Equipe da Secretaria Municipal de Saúde continua intensificando o trabalho preventivo, realizando palestras e distribuindo máscaras e kits de higiene.
#fiqueemcasa 
#usemascara

Fonte: PMCN

Currais Novos 178912050734635512

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

RECENTES DO PORTAL RN