Loading...

O Encontro de Poetas do Seridó chega a quarta edição com formato diferente

O Encontro de poetas Populares do Seridó, que ocorre durante os festejos do Padroeiro São Sebastião de Parelhas-RN, chega a sua quarta edição.
O Encontro de Poetas do Seridó chega a quarta edição com formato diferente

O nosso site conversou com o poeta Daniel Francisco, um dos organizadores do evento, que nos adiantou que a edição de 2020 virá com um formato diferente. Segundo o poeta, a primeira edição aconteceu em 2017, no entanto a iniciativa ocorreu ainda em 2011.

"Iniciamos (Daniel Francisco, Claudson Faustino e Hadoock Ezequiel) com atividades na Escola Municipal Vereador Inácio Miranda dos Santos-Parelhas, depois fomos expandindo para outras cidades. Durante o período desenvolvemos pesquisas que teve como resultado algumas dissertações de mestrado, sempre buscando enaltecer nossa cultura, apresentar os poetas que estavam no anonimato. Também revelamos poetas mirins, como Antônio Neto, Lyncon Santos, Caltrine César e Vítor Santos, na época tinham entre 10 a 11 anos. Em várias cidades realizamos oficinas de leitura, de escrita e xilogravura. A professora Luana Amanda (minha esposa) trabalhava o cordel com o teatro no fundamental 1, então, foi todo um processo para chegar no que temos hoje, fico feliz que outras cidades estejam realizando também, não temos vaidade quanto a isso, a cultura precisa ser expandida."

Daniel Francisco nos fala sobre um desejo que martela sua cabeça:

"Eu sonho em realizar a FIIPA (Feira Literária de Parelhas), com, no mínimo, uma semana de atividades em período letivo, com lançamento, venda e exposição de livros, artesanato, oficinas e palestras nas escolas, apresentações culturais, como vivenciei na Paraíba em pequenas cidades, mas isso precisa de um investimento maior, tanto na parte financeira, quanto na parte de organização."

Perguntado sobre a quarta edição que ocorrerá em janeiro de 2020, o poeta responde:

"Faremos algumas mudanças estruturais, entre elas, oportunizar àqueles que não vieram ainda ao nosso encontro, que seria de inicio, uma reunião entre amigos, porém se tornou um dos maiores eventos do gênero no nordeste e não podemos continuar da forma como estávamos, os amigos compreenderão nossa proposta se por acaso não forem convidados para esse ano, precisamos desenvolver a cultura do ouvir o próximo, prestigiar o trabalho do amigo."

Léo Medeiros, Herculys França e Daniel Francisco

O vate parelhense não mede esforços e tem se empenhado durante esses anos, tirando "leite de pedra" juntamente com companheiros de sua terra, para oferecer ao público um evento democrático, poético e encantador.

"O quarto Encontro de Poetas do Seridó, contará com a parceria da empresa Publiart do nosso amigo Ciélio que comandará toda parte de marketing junto com a Lunnas Produções de Áudio do radialista Léo Medeiros da cidade de Currais Novos. Só tenho a agradecer a todos os parceiros ao longo desse processo, ao Ponto de Cultura Cia das Artes, a Associação Encanto Potiguar, aos poetas, a iniciativa privado, ao poder público e a população que abraçou a causa." Afirmou Daniel Francisco, poeta e professor, idealizador do encontro.

Literatura 6907995495725196309

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item