Loading...

Primeiro Encontro de Poetas de Currais Novos

1 A+ A-

Palmas para poesia! Currais Novos viverá uma noite antológica nesta sexta-feira, 26 de abril, no Encontro de Poetas-declamadores.




A cidade de Currais Novos será palco nesta sexta-feira, 26 de abril, do Primeiro Encontro de Poetas Populares, evento que contará com a participação de mais de 40 poetas, entre adultos e crianças.

O grande Encontro da poesia ocorrerá no Largo do Tungstênio, Coreto Guarany, a partir das 19h00. Presenças confirmadas de poetas do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Este estilo de encontro, reunindo declamadores adultos e mirins, vem crescendo bastante no estado do Rio Grande do Norte, cidades como Parelhas, Pau dos Ferros, Cerro Corá, Bom Jesus, Caicó, Apodi, dentre outras, se destacam ao promoverem grande eventos de poesia popular.

A bola da vez agora é Currais Novos, cidade do declamador e poeta-mirim Thiago Camilo, que se juntará a outros jovens poetas como: Davi Lima, Moisés Marinho, Clara Bezerra, João Neto, Ingrid Natália e outras crianças.

O evento contará com as presenças dos cantadores, José Omar, natural do Rio Grande do Norte, Zé Viola do estado do Piauí e do paraibano Cícero Rocha.

Para esse primeiro encontro, um time de poetas está confirmado, Antonio Francisco de Mossoró, Jadson Lima de Bom Jesus, Manoel Cavalcante e Robson Renato de Pau dos Ferros, Adriano Bezerra de Santa Cruz, Luiz Ademar do Trapiá-Ceará, Chico D'Assis de Campina Grande, Berg Lima de Pombal, Kydelmir Dantas de Nova Floresta, além de mais de duas dezenas de vates oriundos do chão do Seridó potiguar, como Daniel Francisco, Claudson Faustino, Léo Medeiros, Henrique José, Kalyson Isaac, Aninha do Totoró, Maria Maria, Cacá de Cirilo, Evanilson Adelino, Felipe Lamparina, George Azevedo, Edcarlos Medeiros, Rodrigo Moisés, Chagas Gomes, dentre outros.

Nesta sexta o público seridoense terá a alegria de presenciar declamadores adultos e mirins soltando seus versos em variados estilos. Currais Novos pode desligar a TV e viajar nos versos de Manoel Cavalcante:

A TV é preciso desligar,
Já é hora de aumentarmos outro ibope
Viajando com Geraldo num “Galope”
A mil versos por hora sem parar…
Ivanildo e o infindo linguajar
Lhe confere o perfil de gênio e astro,
Deixa os outros bem longe do seu rastro
Porque tem na sua dose de ataque
A perfeita congruência de Bilac
E a fervência descomunal de Castro.

O público presente poderá adquirir livros, cordéis, CDS e Xilogravuras. Na ocasião, o xilogravador Jefferson Campos, que está ministrando uma oficina de xilogravura, apresentará os trabalhos desenvolvidos com os alunos, numa parceria com a Fundação Cultural José Bezerra Gomes.

O Primeiro Encontro de Poetas de Currais Novos se realiza graças ao trabalho de Carlos Henrique, que buscou parcerias locais e da Fundação Cultural José Bezerra Gomes.

Por Sorie de Moél
Currais Novos 84616038193468368

Postar um comentário

  1. JOSÉ GERALDO DA COSTA29 de abril de 2019 08:28

    À larga (mas nem tanto...) da notícia sobre o I ENCONTRO, no YOUTUBE, postei em grupo do ZAP (ENCONTROS E ENSAIOS) aqui em Imperatriz-MA, a seguinte msg:

    [08:30, 29/4/2019] Zeh Geraldo: QUE MARAVILHA!!! Criativa'Idade... desse dentro mesmo da ALMA nordestina. Tudo aí nessas ainda crianças, antes de serem estragadas pelas estupidezes dos adúlteros da desvida...
    [10:33, 29/4/2019] Zeh Geraldo: Assim como esta IMPERATRIZ, neste centro-sul do MA.... espaço pleno de nordestinos orientais (como est´aqui, de Recife... pode(ria) ser dita como PONTO DE ENCONTRO DA DIVERSIDADE CULTURAL DO BRASIL, Currais Novos me foi ponto de encontro, nos anos 58/59, de passagem para PICOS, já na "fronteira, em trabalho de pesquisa sobre "pequenas comunidades do NE", pelo então IJNPS (hoje FUNDAJ) do MEC


    GOSTARIA DE RECEBER uma "ponte" com o pessoal do I ENCONTRO...

    obs: incidentalmente (...) faço parte, como membro fundador, da AIL Academia Imperatrizense de Letras. Ao lado de algo em croniquetas e contoemas...arrisco-me trabalhar HAICAIs...

    ABÇ, grato
    ZEHGEH

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Página inicial item

RECENTES DO PORTAL RN