Loading...

Empresário aponta 6 erros que podem te impedir de conseguir um emprego

O multi empresário Figueiredo Gel aponta quais são os principais erros cometidos por pessoas que estão em busca de recolocação profissional


Empresário aponta 6 erros que podem te impedir de conseguir um emprego

A expectativa do mercado é que depois de anos de recessão o Brasil volte a crescer e assim abram-se mais postos de trabalho com o crescimento da economia. No entanto este crescimento ainda é tímido e hoje existem muitas pessoas competindo por uma vaga no mercado de trabalho, que se tornou ainda mais competitivo, dado o alto número de desempregados, quase 12 milhões, segundo o IBGE.


O multi-empresário baiano Figueiredo Gel tem grande experiência no mundo corporativo, e atua em diversos setores como indústria têxtil, transportes, entretenimento e gosta de envolver-se quando possível no processo seletivo de suas empresas. Com base nisso, Figueiredo Gel aponta quais são os principais erros cometidos por aqueles que buscam recolocação profissional na hora de tentar conseguir um emprego, seja na entrevista ou na candidatura:


Habilidades devem ser compatíveis com a vaga pretendida


Em processos seletivos é muito comum receber currículos de candidatos muito qualificados, mas que não tem no seu rol de habilidades e conhecimentos aderência à vaga pretendida. É como você se candidatar a cirurgião e ser formado em aeronáutica: ambas são áreas que exigem alto índice de especialização do candidato, mas as áreas não são afins e não partilham conhecimentos.


CV organizado


O CV não precisa ser uma biografia da pessoa e deve conter preferencialmente dados relevantes para a vaga pretendida. Além disso a apresentação é fundamental, digitalizado, limpo, sem poluição visual e, obviamente direto, organizado e sem erros de português.


Não minta no CV nem nas entrevistas


Apesar da necessidade do candidato em conseguir a vaga, é preciso ser o mais sincero possível tanto no CV como durante as entrevistas. Ainda que uma mentira não seja detectada na seleção, o que já causa descarte automático do candidato, lembre-se que suas habilidades serão colocadas a prova no dia a dia, no ambiente de trabalho.


Cuidado com as redes sociais


É mais comum atualmente os recrutadores verificarem as redes sociais dos candidatos como parte da seleção. Recomenda-se manter em privado as coisas mais particulares, para amigos e família, e no perfil público manter uma postura que condiga com a sua pretensão corporativa. Durante um processo de seleção, certos excessos e posts podem não ser bem vistos pelos recrutadores, por diversos motivos. Evite se expor desnecessariamente.
Ver o recrutador como amigo pessoal


Na hora da entrevista, manter uma postura profissional e adequada é o esperado. Por mais que o recrutador busque quebrar o gelo e ser sociável, ele está ali para avaliar se você tem o perfil para a vaga e irá reparar em tudo que for dito e feito. Seja amigável, mas excessos devem ser evitados.


Postura


Olhar o celular durante a entrevista, olhar muitas vezes para o relógio, interromper a fala do entrevistador e ter uma postura desagradável podem colocar tudo a perder. Na entrevista sua postura, eloqüência e cordialidade são analisadas e vão muito além das informações contidas no CV.

Empregos 2206979671700869754

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

RECENTES DO PORTAL RN